Uncategorized

Como ter 20 a Matemática?

Ter 20 a Matemática não é para todos. Não tenho nenhuma receita mágica para ti que te vai fazer aprender matemática de um dia para o outro sem esforço. Se mesmo assim, queres ser uma das pessoas que consegue a perfeição do 20, vais precisar de ler este artigo até ao fim!

1. Mentaliza-te que podes chegar lá

Pode parecer um conselho duvidoso, daqueles de acreditar e visualizar os objetivos. Mas é mesmo importante. Não só na matemática, mas se reparares, no desporto, os recordes mundiais têm sido batidos – demorando mais ou menos tempo – mas acabam por cair. E o mais curioso é que muitas vezes só é preciso haver um primeiro atleta que atinja essa marca para que as gerações seguintes venham vejam a marca quase como um dado adquirido.

Se queres ter 20, tens de encarar a preparação para ele desde o início enquanto o único objetivo que tens. ?

Conheço o caso de um amigo que conseguiu a melhor nota de todas no seu trabalho da Universidade graças a ter estabelecido firmemente qual era o seu objetivo final, e ter feito tudo com esse objetivo em mente. Desde o início do seu trabalho disse a si mesmo e ao professor que o acompanhava que iria trabalhar para o 20, perguntando até diretamente ao professor o que seria preciso para lá chegar. Todo este trabalho de motivação e criação da expetativa ajudou a colocar-se mentalmente na pele de alguém que tem estas notas, tornando mais possível consegui-lo.

Conhece também os erros que não podes cometer.

2. Entender como a memória funciona

Chegar ao 20 tem tudo a ver com aprender melhor, como é óbvio. E aprender tem tudo a ver com a maneira como a nossa memória funciona. Temos de entender que o que acaba por ficar retido no nosso cérebro é aquilo que o cérebro ‘entende’ que deve ficar retido. Essencialmente as coisas que garantam a nossa sobrevivência no mundo acabam por ter prioridade face a outras. Parece fazer sentido certo?

Mas o estudante atento como tu pergunta:

Como fazer o meu cérebro acreditar que a minha sobrevivência depende de saber a fórmula resolvente, por exemplo?

Bem, essa é a parte chata, mas existem alguns truques para conseguires enganar o teu cérebro a acreditar nisso.
– ?Pensar em problemas matemáticos quase todos os dias.
– ?‍?Associar o que aprendes a coisas do dia a dia (analogias, histórias, curiosidades).
– ?Aprender Matemática como se aprende um novo idioma.

Podes ver alguns vídeos no final do artigo que falam mais sobre isto (em inglês).

3. Consistência

Tal como falámos em cima, a consistência é fundamental tanto para termos menos trabalho como para conseguirmos o nosso objetivo. Imagina o seguinte:
– ?Tens jogado Fortnite todos os dias durante 3 meses e já és dos melhores jogadores.
– De repente, o teu PC estraga-se e ficas 3 meses sem jogar.
– Como achas que vai ser a tua capacidade quando voltares a jogar?

Aprender Matemática é muito parecido. Se só estudas antes dos testes ou exames, e não fazes do estudo um hábito de quase todos os dias, vai ser incrivelmente dificil (ou mesmo impossivel) teres 20 a Matemática. Pode parecer chato, mas muitas vezes só precisas de uns 15 minutos diários para ao fim de um mês fazer 10 vezes a diferença.

➡ Existe esta app (mathack.pt) que te ajuda nisso mesmo, tem a matéria toda que sai no exame e enquanto fazes exercícios rápidos, sabes se estás bem preparado ou não para o exame com uma previsão da tua nota.

Wrap-Up

  • 1️⃣ Mentaliza-te para teres 20.
  • 2️⃣ Usa truques para otimizares a tua memória.
  • 3️⃣ Estuda um bocadinho que seja todos os dias.

Recursos